top of page
Buscar

A chave para lidar com a ANSIEDADE

  • Foto do escritor: Maria Alice
    Maria Alice
  • 21 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Para lidarmos com a ansiedade, precisamos entender como se manifesta em nós essa reação que se caracteriza por movimento de luta ou fuga frente a um perigo real ou imaginário.


As bases fisiológicas des



se comportamento estão localizadas no cérebro antigo, também chamado de reptiliano. Tem como função a sobrevivência e assim, preparar o corpo para lutar ou fugir. As reações de aceleração do batimento cardiaco, aumento do ritmo respiratório, sudorese intensa, têm a função de preparar o corpo para correr ou lutar com um animal ou inimigo.


A questão é que hoje, já não temos que fugir ou lutar com animais ferozes, mas pela forma de vida que constituímos, somos desafiados a ter que lidar constantemente com situações geradoras de stress e  inimigos que estão dentro de nossa mente.


Essa estrutura foi útil durante milhares de anos de evolução, e chegamos até aqui como espécie humana graças a ela . 


Com a organização das pessoas em agrupamentos, e com  o contato mais próximo, foi sendo desenvolvida uma nova estrutura cerebral,  chamada de cérebro mamífero ou límbico, que tem como função produzir as emoções de medo, raiva, repugnância , surpresa, alegria. 



As emoções  movem o corpo para responder aos estímulos externos através delas,  mas já têm uma parte mais consciente. Essa pequena parte consciente difere das condições do cérebro antigo, pois esse, quando  acionado, não tem nenhum controle sobre as reações fisiológicas disparadas. 


Com o desenvolvimento e a necessidade de organizar e integrar as estruturas anteriores, surge a mais recente estrutura de nosso cérebro, que se chama neo córtex  (cérebro novo), e é responsável por administrar os comportamentos, gerenciar as emoções e nossos pensamentos.


Para lidar com a ansiedade, é preciso aprender a:

* Regular o comportamento

* Gerenciar as emoções

* Substituir os pensamentos negativos, catastróficos, vingativos, evitativos por pensamentos CONSTRUTIVOS.

 

Regular o comportamento através de exercícios físicos, práticas que movimentem o corpo liberando os hormônios do estresse e transformando em sensações prazerosas hormônios do prazer endorfinas, técnicas de meditação, yoga, corrida, musculação, etc.


Gerenciar emoções através da identificação de sentimentos e emoções, autoconhecimento, psicoterapia, terapia floral, aromaterapia e outras práticas que trabalhem as emoções.


Para aprender a administrar os pensamentos, a auto observação é fundamental, a fim de  identificar quais são os padrões repetitivos de pensamento, ideias obsessivas. As técnicas de meditação podem ser grandes aliadas, bem como a terapia floral, aromaterapia e práticas de visualização criativa.


Pode-se perceber que nosso sistema é um todo integrado, e a medida em que mexemos numa parte, todas as outras partes se movimentam, se modificam.


Então, comece agora! Olhe para você e perceba: como está seu corpo, tenso, relaxado?


Sua respiração é curta ou profunda, consciente?


Como estão suas emoções? Está percebendo o que está sentindo? Ou está sendo levado por elas?


Como você está gerenciando seus pensamentos? Estão tranquilos ou desgovernados como cavalos que se soltaram das rédeas e seguem levando a carroça para qualquer lado? 


Pense nisso! Perceba-se!


O preço que você vai pagar é pouco, para o tanto de bem-estar e segurança que você vai sentir!

Comments


©2020 por Conhecimento Floral - Maria Alice Ribas Cavalcanti

bottom of page